|
|
|
Atlético-GO
Comentaristas apontam Cruzeiro e Santos como favoritos ao título
A pedido do GLOBOESPORTE.COM, jornalistas elaboram tabela de classificação do campeonato. Inter também está bem cotado
Por Ivan Raupp Rio de Janeiro
Clubes estáveis, com bons elencos, bons técnicos e jogadores que desequilibram. Essas foram em geral as justificativas utilizadas por comentaristas ao apontarem Cruzeiro e Santos como favoritos ao título do Campeonato Brasileiro, que terá início neste sábado. O time de Neymar chega à competição com o status de único brasileiro vivo na Libertadores e com um título paulista recém-conquistado. A equipe mineira, que também foi campeã estadual no último fim de semana, fez a melhor campanha na primeira fase do torneio continental e caiu em seguida, mas não perdeu o prestígio.
Neymar e Montillo são os principais destaques de Santos e Cruzeiro (Foto: Agência EFE e Agência Vipcomm)
A convite do GLOBOESPORTE.COM, nove especialistas de vários cantos do país aceitaram a missão de elaborar uma tabela, mostrando como imaginam que ficaria a classificação do campeonato após a última rodada, do primeiro ao último colocado. É um desafio e tanto, dado o equilíbrio entre os times e as mudanças que a maioria sofre ao longo da competição.
Considero Santos e Cruzeiro os melhores times do Brasil. Os campeões paulistas, entretanto, estarão divididos entre a Libertadores e o início do Brasileiro, o que pode lhes custar pontos preciosos"
Renato Maurício Prado
- Uma coisa é observar o atual momento das equipes, perceber tendências, analisar os elencos e apontar possibilidades. Outra é determinar como acabará uma competição que nem começou. Até tentei ler isso no resto do macarrão, na borra de café, conversei com a água na bacia, no prato, na pia, na caneca, fiz o ritual do copo, psicografei o Polvo… sem sucesso. Meus poderes psíquicos são insuficientes. Então usei o método que me pareceu mais eficaz nessa tentativa: sorteio. Escrevi o nome dos times em pedacinhos de papel e fiz um sorteio. E qualquer semelhança com a realidade será mera coincidência - brinca o comentarista Bob Faria, único a não apontar Cruzeiro ou Santos como campeão.
Com os nove palpites, elaboramos uma classificação geral. Funciona da seguinte maneira: o primeiro colocado recebe 20 pontos, o segundo, 19, o terceiro, 18, e assim por diante, até o vigésimo, que leva um ponto. O critério de desempate é a favor daquele que tiver recebido a melhor classificação. Deu Cruzeiro em primeiro lugar, com o Santos logo atrás. O Inter completa o pódio, seguido por São Paulo e pela dupla Fla-Flu. Veja ao final do texto os palpites de cada jornalista e a classificação final.
Para o colunista do jornal "O Globo" Renato Maurício Prado, o Cruzeiro leva vantagem em função de o Santos ainda estar disputando a Taça Libertadores:
O Santos tem os dois jogadores mais talentosos do país. E também tem o treinador mais vitorioso"
Tiago Leifert
- Considero Santos e Cruzeiro os melhores times do Brasil. Os campeões paulistas, entretanto, estarão divididos entre a Libertadores e o início do Brasileiro, o que pode lhes custar pontos preciosos. Caso sejam os campeões das Américas, o problema se estenderá para a reta final do nosso campeonato, momento em que a turma da Vila Belmiro começará a pensar no Mundial de Clubes - basta lembrar processo bem semelhante vivido pelo Internacional, no ano passado. Por isso, meu favorito para o título é o Cruzeiro. Mas se o Santos cair na Libertadores...
Já o apresentador do "Globo Esporte" de São Paulo, Tiago Leifert, aposta na equipe comandada pelo tetracampeão Muricy Ramalho, que acumula três título pelo São Paulo e um pelo Fluminense:
- O Santos tem os dois jogadores mais talentosos do país (Neymar e Ganso). E também tem o treinador mais vitorioso. Por isso, tem tudo para dar certo.
Na zona da degola, houve quase um consenso entre os jornalistas: Bahia, América-MG, Figueirense e Atlético-GO foram os mais citados entre os possíveis rebaixados. Mas Botafogo, Avaí, Atlético-PR e Ceará também marcam indesejada presença em algumas listas.
Confira abaixo os palpites dos comentaristas e a classificação final:
Brasileirão começa com atenção exclusiva de 15 dos 20 clubes
Queda precoce de gigantes na Taça Libertadores diminui rotina de poupar titulares nas primeiras rodadas da competição nacional
Por Bernardo Pombo Rio de Janeiro
Com a queda precoce da maioria dos times brasileiros na Libertadores - só o Santos permanece vivo -, o Campeonato Brasileiro terá um início bem mais animador em relação aos anos anteriores, quando escalar reservas era uma rotina nos primeiros jogos. Agora, equipes como Corinthians, Fluminense, Internacional, Grêmio e Cruzeiro, já eliminados, vão com força máxima desde o início na competição nacional, assim como gigantes que saíram cedo da Copa do Brasil, como Flamengo, São Paulo, Palmeiras e Botafogo.
Dos 20 times da Série A, apenas cinco iniciam o Brasileiro com a preocupação de disputar uma competição paralela: Avaí, Ceará, Coritiba e Vasco, na semifinal da Copa do Brasil, além do Santos, na Libertadores. No ano passado, eram oito os clubes que ainda dividiam a atenção: Santos, Atlético-GO, Grêmio, Vitória, Flamengo, São Paulo, Inter e Cruzeiro. Em 2009, nove: Sport, Palmeiras, Corinthians, Inter, Fluminense, Cruzeiro, Flamengo, Vitória e Grêmio. Desta vez, a largada da competição nacional terá duelos eletrizantes como Fluminense x São Paulo, Botafogo x Palmeiras, e Grêmio x Corinthians, por exemplo. Em todos esses clássicos e jogos envolvendo os 15 clubes que não disputam outro torneio, será vista força máxima.
Atlético-GO lança novos uniformes
Técnico PC Gusmão comanda treinamento antes da estreia da equipe no Campeonato Brasileiro, neste domingo, a partir das 16h, contra o Coritiba
GoiâniaO Atlético-GO lançou na noite dessa quinta-feira seus novos uniformes para a sequência da temporada. O evento contou com a participação de jogadores, modelos e membros da comissão técnica. O torcedor já pode adquirir as peças na loja oficial do clube. A equipe vestirá o uniforme pela primeira vez neste domingo, às 16h (horário de Brasília), contra o Coritiba, no Couto Pereira, em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.
O goleiro Rafael (segundo da direita para a esquerda) participou do evento (Foto: Site Oficial do Clube)
Passada a festividade, o técnico Paulo César Gusmão comandou na manhã desta sexta-feira o último treino antes da viagem para capital paranaense, visando a estreia do time no Brasileirão. Os jogadores realizaram exercícios de preparação física e, posteriormente, participaram de um coletivo para a definição da equipe titular. O meia Vitor Júnior se mostrou confiante para o início do torneio:
- O Campeonato Brasileiro é outro nível. Com empenho de todos, temos tudo para conseguir objetivos maiores na competição - disse ao site oficial do clube.
Confira a lista de relacionados para a partida:
Goleiros: Márcio e Roberto Laterais: Adriano e Thiago Feltri Zagueiros: Anderson, Gilson e Paulo Henrique Volantes: Agenor, Pituca, Ramalho e Renato Augusto Meias: Vitor Júnior, Felipe Brisola, Preto e Elvis Atacantes: Felipe, Marcão e Diogo Campos
|
|
|
|
|
|
|
|